De acordo com o site Nintendo News, uma fonte confiável relacionada à “Big N” afirma que a companhia está produzindo não apenas um, mas dois novos consoles, sendo um deles portátil. Isso significa que o Wii U não é o único que pode ganhar um sucessor, mas que o 3DS — o aparelho que mais vendeu em 2013 — também está a caminho de se tornar obsoleto.
E o nome Nintendo Fusion combina muito bem com essa suposta ideia de união, embora ele ainda seja apenas um título provisório. A descoberta foi feita a partir de uma atualização no domínio nintendofusion.com feita pela divisão australiana da companhia, que detinha o endereço desde 2003, quando deu início a uma turnê musical homônima.
O mais impressionante de tudo é que o suposto informante trouxe ao Nintendo News a configuração completa das duas partes do Fusion, sugerindo que o aparelho está em uma fase um tanto quanto avançada de desenvolvimento. Confira abaixo quais são elas:
Fusion Terminal
- GPU: Radeon HD RX 200 personalizada de codinome Lady (2.816 shaders a 960 MHz, 4.60 TFLOP/s, Taxa de preenchimento de 60,6 Gpixel/s)
- CPU: Processador customizado IBM 64 bits de 8 núcleos baseado na arquitetura Power 8 de codinome Jupman (2,2 GHz, 6 MB L4 cache compartilhado)
- Co-CPU: Coprocessador IBM PowerPC 750 de 1,24 GHz com 3 núcleos e de codinome Hammer
- Memória: 4 GB de uma DDR4 SDRAM unificada de codinome Kong ou 2 GB de RAM DDR3 a 1.600 MHz (12,8 GB/s) de codinome Barrel.
- 802.11 b/g/n Wireless
- 2 entradas USB 3.0
- 1 entrada para cabo coaxial
- 1 slot para CableCard
- Suporte a quatro GamePads do Wii U com streaming de dados de imagem,
- Leitor óptico para mídias de Wii U, para Fusion Holographic Versatile Dics (HVD) e slot para cartucho de 3DS
- Saída HDMI 2.0 com suporte para resolução 1080p e 4K
- Dolby TrueHD 5.1 ou 7.1 Surround Sound
- Carregador de indução para até 4 Fusion DS ou Wii Remote Plus Controllers
Fusion DS
- CPU: Armv8-A Cortex-A53
- GPU: AMD personalizada baseada em um Adreno 420
- Memória: 3 GB LPDDR3, sendo 2 GB dedicados aos jogos e o restante ao sistema
- 2 touchscreen capacitivas de 130 mm com resolução DVGA (960 x 640)
- Design baseado no deslize com uma dobradiça inclinável
- Tela superior feita de Gorila Glass e acompanhada de uma cobertura magnética
- Pequena vibração para jogos e alertas
- Dois Circle Pads motorizados com feedback háptico
- Scanner de impressão digital e sensor de pulso
- 2 câmeras estereoscópicas de 1 megapixel
- Microfone
- Botões A,B, X, Y, D-Pad, L, R, 1 e 2
- Giroscópio e acelerômetro de três eixos
- Magnetômetro
- Leitor de NFC
- Suporte a chip 3G com localizador GPS
- Bluetooth 4.0
- 16 GB de memória interna (com a possibilidade de ser expandida para 32 GB futuramente)
- Mini USB I/O
- Bateria 3300 mAh Li-Ion
E as configurações listadas chamam bastante a atenção em vários aspectos. A principal delas é a integração entre o terminal e o chamado DS, dando a entender que os dois consoles podem se unificar e trabalhar como um só. Em tese, é quase como se o GamePad do Wii U não fosse apenas um controle, mas um console portátil que também funcionasse de maneira independente.
Além disso, parece que o Fusion pretende abraçar o Wii U, uma vez que ele suporta tanto seus jogos quanto seu joystick. O fato de ele também aceitar cartuchos de 3DS também merece nota.
Por outro lado, algumas coisas não fazem muito sentido. A utilização de arquiteturas diferentes de memória é uma delas, assim como a inserção de recursos um tanto quanto estranhos ou mirabolantes demais. Contudo, a Nintendo é famosa por surpreender, então não seria nenhuma surpresa se ela optasse por fazer algo fora do convencional.
É possível que a confirmação — ou a negativa — apareça ainda neste ano em eventos como a E3, gamescom ou Tokyo Game Show. E, enquanto isso não acontece, só nos resta esperar por mais novidades e, quem sabe, um pronunciamento oficial. Até lá, se prepare para uma enxurrada de rumores e especulações sobre o próximo passo da Nintendo.
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