Alan Eustace, 57, um conhecido cientista da computação e também vice-presidente sênior do Google, quebrou o recorde mundial de paraquedismo na última sexta-feira, 17. Eustace desceu de um balão na estratosfera para a Terra a 41,42 quilômetros pés do chão.
A altitude superou a marca do austríaco Feliz Baumgartner, que saltou 39,4 quilômetros pés em outubro de 2012. Para chegar até a estratosfera, Alan subiu em balão com velocidade de até 29,2 km/h e usou um traje especial com sistema de suporte de vida elaborado. O tempo total do salto durou apenas 15 minutos.
O cientista se soltou do balão com a ajuda de um pequeno explosivo e despencou para a Terra em uma velocidade que atingiu o pico de aproximadamente 1323 km/h. O executivo do Google ainda possuía um anexo de fibra de carbono que impedia que seu pára-quedas enrolasse. O pára-quedas foi aberto após 4 minutos e alguns segundos de voo.
Eustace contou ainda ao The New York Times que estava planejando o salto há quase três anos em segredo, sem patrocínio. No entanto, Alan contou com a ajuda da Paragon Space Development Corporation para criar um traje de suporte de vida que permitisse respirar ôxigênio durante sua ascensão e queda.
O recorde foi reconhecido pela Associação de Paraquedismo dos Estados Unidos como legítimo. Inicialmente, o salto havia sido registrado como 41,43 quilômetros, mas foi corrigido pela Federação Mundial de Esportes Aéreos.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário